Chá de Tília



A TÍLIA é nativa da Europa. Existem algumas espécies do género tília como por exemplo a Tília x vulgaris, a Tília cordata, Tília plathyphylos e a Tília x europaea que é um híbrido entre T.cordata e T.platyphylos. A tília pertence à família das tiliáceas.
As flores da tília são ricas em mucilagem e óleos essenciais como o geraniol, o eugenol e o farnesol, o que confere o aroma característico às suas flores. Contém ainda flavonóides e glicósidos, saponinos, taninos e sais de manganês. A casca da planta contém mucilagem, polifenóis, taninos, heterósidos e triterpenos.
Uma infusão bem quente de chá de tília constitui um excelente sudorífico (que estimula a sudação), muito recomendado em estados febris, gripes e catarro, especialmente em crianças devido à sua acção levemente calmante e ao seu sabor agradável e adocicado.
É um bom calmante do sistema nervoso e muito utilizado em crianças hiperactivas. A tília é ainda útil no alívio de dores de cabeça e insónias. Devido à acção dos bioflavonóides, é eficaz como hipotensor. Combate a arteriosclerose, a tosse, a bronquite, digestões difíceis e cólicas gastrointestinais.
Esta planta funciona ainda como sedativo, ansiolítico e anti-espasmódico.

Deve-se fazer um repouso de dois ou três dias a cada vinte dias, pois o uso contínuo pode causar taquicardia e diminuição da tonicidade do músculo cardíaco.
A utilização do chá de tília para combater gripes, tosse e bronquites foi aprovada pela Comissão Europeia.